top of page
  • tiktok-icon
  • 🦆 icon _instagram_
  • 🦆 icon _facebook_
  • YouTube

Tapioca: como fazer e suas origens




Você conhece a história da Tapioca? Saber sua origem e como se transformou num alimento que é muito consumido atualmente. Em dietas, principalmente por não conter glúten e com recheios dos mais variados, ela é uma delícia.


A Tapioca é atualmente conhecida em todo Brasil, em diversos Estados e até mesmo no exterior. Em algumas regiões é conhecida como Polvilho Doce (no Centro Oeste, Sudeste e Sul) e em outra como Goma (Nordeste e Norte).


É um alimento reconhecido como patrimônio histórico e artístico cultural imaterial brasileiro pela UNESCO. A origem é milenar e do Povo Ameríndia.

Não existe uma tapioca legítima ou verdadeira, como muitos dizem por ai, cada região possui a sua própria tapioca legítima ou verdadeira, o que existe é a tapioca universal, aquela simples sem recheio, sem sal nem açúcar e sem coco purinha.


O processo de produção acontece da seguinte forma: descasca-se a mandioca, depois tritura até  chegar no ponto de uma massa bem fina. Mistura-se água e depois peneira. Vai permanecer em descanso até decantar.


Assim que estiver separada em duas partes (água e goma da mandioca) se inicia o processo de secagem podendo ser de forma natural (exposta ao sol) ou artificial (máquinas próprias).


O que é um fato curioso é a simplicidade no preparo da tapioca, que consiste em colocar essa farinha numa frigideira cobrindo todo o fundo. Com o calor, tudo se une formando a base da tapioca conhecida atualmente.


Tipos de tapiocas


As tapiocas podem ser tradicionais, aquelas que levam recheios simples, ou tapiocas especiais, também conhecidas como tapiocas gourmet, que levam recheios mais complexos, melhor adaptados ao gosto dos apreciadores contemporâneos.


Poderão ser doces ou salgadas, elas aceitam todo tido de recheio e criatividade, qualquer coisa que sirva para rechear um simples pão, uma pizza ou crepe, certamente servirá para rechear uma tapioca igualmente.


Na sua forma pura não contém glúten, nem lactose e é de baixa caloria, o cuidado deve ser com a escolha dos recheios que podem estragar tudo isso.


Atualmente muitas dietas de emagrecimento indicam o consumo da tapioca justamente pela baixa caloria.

1 view0 comments
bottom of page