Curau de milho
Atualizado: 16 de jun. de 2021

O curau é um doce típico de festa junina, mas em algumas cidades faz parte do cardápio cotidiano. Em São Paulo e no interior, por exemplo, o curau é muito popular desde o início do século XIX, segundo afirma o grande estudioso da cultura brasileira Luís da Câmara Cascudo. Mas, ao que tudo indica, esse prato já era consumido no Nordeste muitos séculos antes.
A pamonha, como o curau, é um preparado típico da culinária brasileira, e é muito apreciada em especial nas festas juninas. Vários estados disputam os méritos de sua invenção, mas não se sabe ao certo onde ela surgiu primeiro. Sabe-se, porém, que já era feita pelos índios e que a palavra “pamonha” vem do tupi pamuna.
O modo de preparo varia, mas o mais comum é fazer um creme grosso com milho verde pilado ou ralado e misturá-lo a um pouco de água ou óleo. Depois, deve-se envolver a papa na palha do próprio milho e cozinhá-la em água fervente.
Algumas regiões ainda mantêm a tradição de envolver a pamonha em folhas de bananeira, mas a versão mais comum atualmente é a que utiliza a palha do milho.
A pamonha pode ser doce ou salgada. Em Minas Gerais, por exemplo, ela é servida das duas maneiras. Em São Paulo, o comum é comer pamonha doce. Em Brasília, as versões de pamonha salgada são tão comuns que existem até “pamonhadas”.
Nas pamonhadas, são geralmente servidas pamonhas doces e salgadas recheadas com queijo. Há muitas variedades: existe até pamonha recheada com linguiça.
Gostou? Então vamos a Receita:
INGREDIENTES
• 4 espigas de milho verde;
• 1 xícara e ½ de leite;
• 1 vidro de leite de coco;
• 1 lata de leite condensado Da Terrinha;
• 1 colher de margarina;
• 1 pitada de canela em pó Da Terrinha para polvilhar.
-
PREPARO
1. Retire os grãos do milho com uma faca;
2. Bata no liquidificador com o leite e o leite de coco;
3. Passe para a panela e misture com os demais ingredientes, menos a canela;
4. Leve ao fogo até engrossar mexendo sempre;
5. Por fim, passe para uma travessa ou tacinhas e polvilhe a canela em pó.