Bolo de milho

Atualizado: Jun 15


Antes de chegar na receita do bolo de milho, vamos saber um pouco mais da origem do milho onde o seu cultivo é generalizado em muitas partes do mundo e usado tanto na alimentação humana como na produção de ração animal.


Descoberto em ilhas próximas ao litoral mexicano, há mais de 7 mil anos, a planta silvestre recebeu o nome de ‘milho’, de origem indígena caribenha, com o significado de ‘sustento da vida’. Muito usado pelos incas, maias e astecas, o grão foi a base da alimentação das sociedades antigas e todas as atividades em grupo eram feitas em função de seu plantio. Com o período de colonização do continente americano e as grandes navegações, o alimento ganhou o mundo e se tornou um dos primeiros itens de cultura mundial, perdendo apenas para o trigo e o arroz.

A facilidade de cultivo e a variedade de formas de consumo do produto – que pode ser ingerido cru, cozido, seco ou transformado em farinha – garantiram seu sucesso em diferentes regiões do planeta, entre elas, o México onde utilizava o farelo para preparar pequenos bolos chamados de tortillas que está presente no cardápio tradicional nativo até os dias de hoje.

A chegada à terra tupiniquim

O grão não veio parar nas mãos dos brasileiros somente com a vinda dos europeus. No Brasil, o milho fazia parte do dia a dia dos índios antes mesmo da chegada dos colonizadores, que aproveitavam todas as partes do vegetal.

Com a vinda dos portugueses, surgiram novos pratos à base de milho e seu consumo aumentou significativamente. Mas, em 1950, por conta de uma forte campanha favorecendo o trigo, o item perdeu espaço entre os alimentos preferidos da mesa brasileira e, hoje, tem um consumo abaixo dos números de locais como o México e o Caribe.

No Brasil, o cereal tem apenas 5% de sua produção direcionada para o consumo humano; a maior parte vai para a alimentação de animais criados em grande escala.

Nutritivo e saboroso

Não é apenas pelo prazer do paladar que o milho deve aparecer com mais frequência na dieta alimentar. O grão tem fibras e nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Mas para um consumo saudável do milho, é recomendado não adicionar muita gordura ou açúcar durante o preparo dos alimentos.

Receita do bolo de milho

INGREDIENTES

• 1 lata de milho verde

• 1 lata de óleo (medida da lata de milho)

• 1 lata de açúcar (medida da lata de milho)

• 1 lata de fubá Da Terrinha (medida da lata de milho)

• 4 ovos

• 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

• 2 colheres (sopa) de coco ralado

• 1 e ½ colher (chá) de fermento em pó


PREPARO

1. Em um liquidificador, adicione o milho verde, o óleo, o açúcar, o fubá, os ovos e a farinha de trigo, depois bata até obter uma consistência cremosa;

2. Depois, acrescente o coco ralado e o fermento, misture novamente;

3. Despeje a massa em uma assadeira untada e leve para assar, em um forno médio a 180°C, preaquecido por 40 minutos.

161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo